segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Origens, características, problemas e as soluções para os tubarões-baleia, e a sua extinção.






O tubarão-baleia é a única espécie de tubarão que vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão é o maior peixe conhecido. A sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão possui duas barbatanas dorsais. A cauda tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando o Tubarão chega a adulto a diferença diminui.


Tamanho máximo: Incerto, mas provavelmente até os 20 m / mais de 12.000 kg.












Apesar do nome, esse peixe é completamente inofensivo ao homem. Eles têm dentes e se alimentam de peixes menores sem o mínimo esforço: apenas nadam com a boca aberta em direção aos cardumes.













'Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora para atingir a maturidade.'






Um dos principais fatores, que levam esse animal marinho à extinção, é a pesca ilegal do animal, e a grande poluição dos oceanos.


Sem contar, que muitos desses animais marinhos, como os tubarões-baleia, são 'atropelados' por navios, barcos, lanchas e etc.
















Os ambientalistas lutam para preservar a espécie. Cada tubarão-baleia encontrado recebe um chip na barbatana, uma forma de monitorar os hábitos do animal, além de prevenir a pesca predatória. Em todo o planeta, existem apenas mil tubarões-baleia registrados, dos quais 300 estão na costa moçambicana.

______________________________________________________

.

.

Clique AQUI para assistir a um vídeo sobre o tubarão-baleia.

.

.
Criado por: Victor Luiz e Ricardo Puime.


1 comentário:

  1. é uma puta ignorância matar esse animal magnífico.
    tanto animal que tem gado, galinhas ,peixes, agora vai entender o bicho homem!

    ResponderEliminar